Consultoria de Sono

foto de um bebê dormindo de lado

Uma das maiores dificuldades das famílias com recém-nascidos é a privação do sono. Pergunte para toda mãe qual é o maior desafio da maternidade e a maioria delas, certamente, irá responder que é ficar sem dormir.

Apesar de ser uma fase passageira, ela pode ser muito cansativa e afetar negativamente a harmonia do lar, além de contribuir para um estresse ainda maior na mãe. A consultoria do sono tem como objetivo ajudar a mudar este cenário de forma afetiva e sem traumas, proporcionando hábitos mais saudáveis de sono, melhorando a qualidade de vida de toda a família.

O que é a consultoria de sono?

A consultoria de sono é uma técnica que auxilia as famílias a organizar uma rotina e modificar determinadas ações que contribuam para noites em claro, proporcionando bons hábitos de sono para os filhos.

Engana-se quem pensa que contratar um consultor do sono significa que alguém vai à sua casa e assume a liderança para que seu bebê durma a noite toda, nem que seja deixá-lo chorando sozinho. Em vez disso, a consultoria de sono pretende entender e respeitar a rotina da família, identificando possíveis problemas que possam estar interferindo na qualidade de sono do bebê como barulho, iluminação e quantidade de sonecas, por exemplo.

Desta forma, a consultoria de sono trabalha com as particularidades de cada família, orientando os pais a criar bons hábitos de sono e a colocar as mudanças necessárias em prática, de maneira segura, gradual e respeitando a idade e saúde do bebê.

Além disso, os pais precisam entender o que esperar em cada fase do bebê. Geralmente, dependendo da idade, é normal despertares ao longo da noite e não há idade certa para que ele durma a noite toda. Entretanto, alguns hábitos podem atrapalhar este processo, fazendo com que o bebê tenha despertares frequentes ou que fiquem acordados muito tempo durante a madrugada. A consultoria de sono pretende identificar estas dificuldades e ensinar, de maneira tranquila e segura, novos hábitos de sono, que contribuam para a qualidade de vida de toda a família.

Quando é indicada a consultoria de sono?

É comum que os bebês não durmam bem, principalmente nos primeiros meses. No entanto, toda família tem um limite diferente. Se o bebê tiver 6 meses ou mais e acordar a cada duas a três horas e se perceber que esta luta do sono está afetando negativamente sua capacidade de funcionar, esses são alguns sinais de que a consultoria de sono é uma boa ideia.

Além disso, se você está cansado, sobrecarregado e sentindo que a falta de sono está afetando o seu relacionamento com o bebê, uma consultora de sono pode sim impactar positivamente na sua família. Em resumo, se você acha que a falta de sono e a falta de rotina estão tornando sua vida caótica, a consultoria de sono pode ajudar a colocar isso em ordem.

O que esperar da consultoria de sono?

A consultoria de sono irá respeitar as particularidades de cada família, verificando, de forma personalizada, quais mudanças podem ser sugeridas e implementadas para consolidar bons hábitos de sono que ajudem seu filho a dormir melhor. Após esta primeira análise, se necessário, existe a possibilidade de um acompanhamento e suporte, combinados de acordo com a necessidade de cada família.

Entre as principais ações de uma consultoria de sono estão:

  • Auxílio sobre os diferentes despertares noturnos;
  • Sonecas;
  • Rotina do sono;
  • Como fazer a cama compartilhada de forma segura;
  • Transição da cama dos pais para outro espaço (berço ou cama).

O sono nos primeiros anos de vida

O sono é uma necessidade fisiológica básica necessária para o crescimento do corpo, maturação cerebral, aprendizado e memória. Por esse motivo ele é uma das coisas mais importantes para o bem-estar do seu bebê e da família.

De forma geral o recém-nascido passa, em média, 16 horas por dia dormindo, mas somente uma ou duas horas por vez, seja de dia ou de noite. Por volta de quatro a seis semanas de idade, o bebê dorme por volta de duas horas pela manhã e outras duas à tarde, continuando a acordar para mamar aproximadamente de três em três horas, dormindo logo em seguida.

A partir do sexto mês e até um ano de idade, a maioria dos bebês dorme oito a nove horas de modo contínuo durante a noite. Contudo, alguns continuam tendo sono fragmentado, precisando de ajuda para reverter este processo.

Rotina de sono

A rotina é um dos principais meio de ajudar seu bebê a criar o hábito do sono. A realização de um ritual antes de dormir, como banho, carinho, mamar e escutar uma canção, por exemplo, permite com que o bebê entenda o que vem a seguir e se acostume a este processo.

Os rituais devem levar em conta os costumes de cada família. A consultoria de sono possibilita criar ou modificar uma rotina para atender as necessidades específicas para que o seu filho consiga dormir melhor e com mais segurança.

Cama compartilhada

A cama compartilhada pode ser uma boa opção para ajudar na qualidade do sono. Mas isso depende de cada família e do acordo feito pelo próprio casal. A consultoria de sono pode ajudar nesta transição da cama dos pais para o berço ou própria cama, ou até mesmo o contrário, dependendo do consenso familiar.

This is the title

This is the subtitle