Consultoria de Amamentação
O processo de produção de leite materno e o início da amamentação do bebê após o parto é um processo muito bonito e natural. Entretanto, alguns fatores externos como desconforto, dores, hormônios, privação de sono, conselhos e opiniões conflitantes podem contribuir para um começo difícil de muitas mães com a amamentação.
É preciso entender que, embora seja um evento natural, amamentar também é uma habilidade a ser aprendida. Não há nenhum problema em admitir que alguns desafios podem acontecer durante este processo. Mas é importante entender que uma consultoria de amamentação tem como objetivo orientar adequadamente às mamães sobre amamentação e tonar esta uma experiência agradável e gratificante.
O que é a consultoria de amamentação
Uma consultoria de amamentação tem como principal objetivo dar suporte para a mãe e o bebê diante dos diferentes desafios que podem acontecer durante o aleitamento materno.
Durante a consultoria, são identificados os problemas que estão ocorrendo como ansiedade da mãe e frustração, pega errada, mastite, pouco leite e fissuras no bico, por exemplo. A partir deste ponto é elaborado um plano individualizado para cada família, fornecendo o suporte necessário para solucionar estes problemas.
Entre as principais orientações estão:
- Ajudar o bebê na pega correta;
- Auxiliar sobre posições mais adequadas para amamentar;
- Cuidados específicos com as mamas;
- Meios para aumentar a produção de leite;
- Ensinamentos sobre como verificar a quantidade de leite, ordenhar e armazenar, quando necessário;
- Ensinar técnicas como a relactação (voltar a amamentar depois de ter parado);
- Dar apoio para a mãe durante todo o processo.
Como funciona a consultoria de amamentação
A consultoria de amamentação é uma assessoria técnica que irá oferecer, com acolhimento, todo suporte necessário para a família durante o aleitamento materno. Ela pode acontecer antes mesmo do parto, como forma de orientação e após o nascimento do bebê, tirando dúvidas e auxiliando sobre os mais diferentes aspectos que envolvem a amamentação.
Cada família é única. Portanto, o número de encontros presenciais e/ou auxílio à distância irá depender da necessidade específica de cada uma delas, uma vez que a consultoria de amamentação é realizada de forma personalizada.
Orientações pós-parto
Amamentar não deve ser dolorido nem frustrante. Percebemos que, para muitas mães, após o nascimento dos seus filhos há um apoio insuficiente para o aleitamento materno depois que elas recebem alta do hospital. Com isso, no final de algumas semanas elas desistem da amamentação. A consultoria de amamentação pretende mudar este cenário.
Após o parto, durante a consultoria de amamentação serão coletadas informações sobre a mãe e a saúde do bebê, tais como o peso ao nascer e o histórico de saúde familiar, bem como da gravidez e do parto. Depois é verificado como o bebê está amamentando, quantas fraldas molhadas por dia, além de movimentos intestinais do bebê e quaisquer preocupações específicas da mãe.
Além disso, alguns aspectos são observados com atenção:
- Comportamento do bebê ao amamentar, como posição e se está agarrando, chupando, engolindo e respirando adequadamente;
- Aspectos dos seios e mamilos da mãe;
- Ambiente;
- Apoio necessário para a mãe durante o processo.
Depois desta análise, é possível orientar sobre as mudanças necessárias para corrigir os problemas de amamentação e estimular o aleitamento materno de forma segura e tranquila.
Motricidade orofacial na amamentação
Outra área de atuação da consultoria abrange a motricidade orofacial, que atua diretamente na prevenção e correção de possíveis alterações da região da face e pescoço, bem como das funções de sucção, mastigação, deglutição e respiração dos bebês.
O atendimento da consultoria de amamentação, neste caso, auxilia em diferentes etapas:
- Mastigação: compreende as possíveis dificuldades de mastigação de sólidos, principalmente durante a transição alimentar;
- Deglutição: dificuldades para engolir;
- Sucção: contratempos para sugar, investigando possíveis disfunções orais ou problemas musculares;
- Respiração: verificar a respiração oral, presença de ronco e apneia do sono.
Para quem é indicada a consultoria de amamentação
Alguns sinais de que você pode precisar de uma consultoria de amamentação são:
- O bebê tem recusa de mama, pega inadequada, retira a boca com frequência e fica irritado;
- O bebê está com baixo ganho de peso;
- Seio e bico dolorido, presença de feridas, mastites e empedramento;
- Mamas muito cheias;
- Está com dificuldades para amamentar como presença de dores constantes e bico invertido, por exemplo;
- Quer continuar amamentando, mas as dificuldades físicas e emocionais são tantas que pensa em desistir;
- Precisa voltar a trabalhar, mas quer ajuda para entender a ordenha manual e elétrica, bem como sobre como armazenar o leite;
- Por algum motivo teve que parar o aleitamento materno, mas quer voltar a amamentar.
Existem inúmeras dificuldade ou dúvidas que podem surgir durante o processo de aleitamento materno. Para todas elas, a consultoria de amamentação pode ajudar.
Amamentação de gêmeos, trigêmeos e quadrigêmeos
O ato real de amamentar é o mesmo, não importa quantos bebês você tenha. A principal diferença é que existe mais de um bebê, tornando os primeiros dias bastante desafiadores.
A primeira coisa que toda mãe de gêmeos, trigêmeos e quadrigêmeos deve ter em mente é que ela pode produzir leite suficiente para todos os bebês. A produção de leite trabalha com base na oferta e demanda. Ou seja, desde que os bebês estejam esvaziando os seios adequadamente e consigam se alimentar quantas vezes quiserem, na maioria dos casos, será possível o organismo produzir todo o leite necessário.
Depois, é importante esclarecer que existem várias opções para amamentar gêmeos, trigêmeos e quadrigêmeos e não há certo ou errado, desde que cada bebê esteja recebendo leite suficiente. As opções incluem:
- Oferecer a cada bebê um ou ambos os seios em cada mamada;
- A cada mamada oferecer um seio diferente para cada bebê;
- Ao amamentar trigêmeos ou mais, dois bebês podem ser amamentados juntos e, em seguida, o(s) próximo(s) pode se alimentar dos dois seios, com todos os bebês sendo rotacionados na próxima mamada.
Além disso, de forma geral, as dificuldades que podem ocorrer são as mesmas para a mãe de um bebê. Para todos os problemas, a consultoria de amamentação pode ajudar com as diferentes necessidades de cada família.
- Amamentação de crianças com deficiência
Algumas alterações como fissura palatina, microcefalia, síndrome de Down, paralisia cerebral, síndrome de Angelman e etc, podem dificultar ainda mais a amamentação. Entretanto, a consultoria pode minimizar estes impactos e ajudar a contornar as dificuldades. Com paciência e uma atenção especial, o aleitamento materno é possível na maioria dos casos.
Tipos de Consultoria de Amamentação:
- Consultoria para gestantes: tem como objetivo preparar a mãe para os desafios da amamentação;
- Consultoria pós-parto: atende as famílias que após o nascimento precisam de diferentes tipos de ajuda para o aleitamento materno;
- Consultoria para término de licença-maternidade: auxilia as mães que irão voltar ao trabalho e não querem desmamar precocemente o bebê;
- Consultoria de Desmame- orienta sobre como realizar o desmame gentil e gradual.
Quando contratar a consultoria de amamentação?
É recomendável que, se possível, as futuras mães façam uma aula de amamentação pré-natal para que possam ter mais confiança e conhecimento quando o bebê nascer. De todo modo, dúvidas e dificuldades também podem surgir após o nascimento. A busca o quanto antes por uma consultoria de amamentação permite com que a mãe tenha a ajuda necessária para amamentar com tranquilidade e segurança.
Como funciona a Consultoria Emergencial Pós-Parto?
A consultoria de amamentação emergencial pós-parto é uma consulta de aproximadamente 2 horas para esclarecer as principais dúvidas e auxiliar nos principais aspectos que possam estar interferindo negativamente no aleitamento materno. Após este primeiro encontro é realizado um acompanhamento à distância para ajudar no que for preciso para que a amamentação ocorra de forma segura e tranquila para a mãe e o bebê.
Temas abordados na Consultoria de Amamentação Pós-parto:
Os principais temas envolvidos durante a consultoria de amamentação pós-parto são:
- Desejos e expectativas das mães;
- Desafios encontrados durante a amamentação que estejam atrapalhando o sucesso do aleitamento materno;
- Avaliação geral do bebê: função oral, sucção, posição, pega, refluxo, entre outros;
- Forma, tamanho e outras alterações da mama e bicos após a gravidez, incluindo complicações como fissuras, escoriações, mastites, obstrução de ducto, bem como bicos invertido, falso-invertido e achatado, entre outros;
- Como prevenir e cuidar de machucado nas mamas;
- Produção de leite, ordenha e armazenamento correto;
- Restabelecimento da amamentação que foi interrompida;
- Necessidade da rede de apoio;
- Outros possíveis temas que os pais desejarem.
Depois de verificado os temas, são realizados todos os ajustes e orientações necessárias para que as dúvidas e problemas sejam resolvidos, respeitando a particularidade de cada família.
Consultoria pré-parto:
Na consultoria de amamentação pré-parto os principais temas abordados são:
- Como amamentar;
- O que esperar após o nascimento;
- Como evitar os problemas comuns da amamentação;
- Quando procurar ajuda;
- Alterações da mama na gravidez;
- Como funciona a produção de leite;
- Colostro vs Leite;
- Posições de amamentação;
- Técnicas de mamada;
- Pega correta;
- Princípios básicos de posição e fixação no peito;
- Cuidados com as mamas;
- Desafios comuns da amamentação.
Consultoria de amamentação para retorno ao trabalho
Retornar ao trabalho deixa muitas mães com dúvidas sobre como proceder com a amamentação. O papel da consultoria de amamentação neste caso é prestar toda assistência necessária para que os desejos da mãe sejam atendidos.
No caso das mães que pretendem continuar amamentando, todas as orientações necessárias terão este objetivo. Já para as mães que optarem por não prosseguir com o aleitamento materno, a intenção será ajudar para um desmame afetivo e adequado. Por isso, o indicado é iniciar a consultoria de retorno ao trabalho com antecedência de, pelo menos, 1 mês antes.
Durante esta consultoria, os principais temas abordados incluem o preparo emocional, como extrair, armazenar e transportar corretamente o leite materno, higienização, preparação de fórmulas quando for necessário e o tipo de utensílio adequado para o bebê, entre outros.