Consulta Pediátrica
Você sabia que escolher um pediatra é uma das decisões mais importantes que você pode tomar antes mesmo do nascimento do bebê? Isso porque este profissional, que gerencia a saúde do seu filho, incluindo problemas físicos, comportamentais e até de saúde mental, também pode te ajudar a entender o que esperar quando o seu filho chegar.
O acompanhamento com um pediatra possibilita diagnosticar e tratar doenças da infância, desde pequenos problemas de saúde até doenças graves, além de contribuir para a qualidade de vida de bebês, crianças e adolescentes.
Como é a consulta pediátrica
Durante uma consulta pediátrica os pais recebem informações sobre as necessidades de saúde, segurança, nutrição e condicionamento físico do seu filho, incluindo o acompanhamento dos marcos de desenvolvimento durante a primeira infância, orientação sobre imunizações, além de respostas para todas as dúvidas que possam surgir.
Diferentes aspectos do desenvolvimento da criança são avaliados, tais como:
- Condição geral do estado de saúde;
- Crescimento e peso;
- Habilidades físicas e motoras;
- Habilidades de aprendizado;
- Habilidades sociais.
Além disso, na consulta pediátrica é possível realizar um diagnóstico precoce, avaliação de riscos e encaminhamento para o tratamento adequado.
A importância das consultas com o Pediatra
O acompanhamento adequado com o pediatra é um componente essencial para o bom desenvolvimento de uma criança. O pediatra desempenha um papel fundamental na avaliação de riscos potenciais à saúde e, consequentemente, na prevenção e tratamento de doenças, bem como na promoção de um estilo de vida saudável desde a primeira infância.
Ao longo dos anos, o pediatra acompanha o desenvolvimento físico, emocional e social das crianças, ajudando os pais a entender e promover o desenvolvimento saudável do próprio filho, principalmente em crianças pequenas e recém-nascidos.
A primeira consulta
A primeira consulta pediátrica geralmente ocorre ainda na primeira semana em que o bebê chega do hospital. Neste primeiro encontro, que dura em média de 1 a 2 horas, o pediatra tem uma longa conversa com os pais. O objetivo é verificar o estado geral da saúde do mais novo membro da família, entender melhor o histórico familiar, esclarecer as principais dúvidas dos pais e passar orientações gerais e específicas.
Além disso, alguns procedimentos padrões devem ocorrer como a verificação da altura e do peso, medição da circunferência da cabeça, realização de exame físico, bem como orientações sobre amamentação, vacinação, segurança e sono do bebê, por exemplo. Durante a primeira consulta o pediatra também pode perguntar sobre como todos, incluindo a mãe do bebê, estão se adaptando a esta nova rotina, explicando sobre depressão ou estresse pós-parto, dando todo respaldo que esta mais nova mãe necessita.
É sempre importante esclarecer que durante todas as consultas, mas especificamente na primeira, os pais ou responsáveis podem discutir e fazer quaisquer perguntas ou preocupações com o pediatra. Ter uma comunicação e diálogo aberta com seu pediatra é essencial, uma vez que ele é o responsável por cuidar da saúde e do desenvolvimento do seu filho de recém-nascido até a adolescência.
Como escolher o pediatra
Escolher um pediatra para cuidar do seu filho é uma decisão importante. Isso porque durante o primeiro ano de vida do seu bebê você visitará este médico, pelo menos, 12 vezes para consultas de rotina, fora as visitas não planejadas em caso de doenças. Mas como saber fazer esta escolha?
O ideal é que a busca pelo pediatra comece ainda durante a gravidez. Faça uma lista de possíveis candidatos, entre em contato e explique que você está procurando um pediatra para seu filho. Se informe sobre o médico, bem como os procedimentos gerais do consultório. Se gostar, agende uma consulta pré-natal para encontrar o pediatra e fazer algumas perguntas adicionais.
Algumas questões principais devem ser consideradas:
- Formação do pediatra e especialidades;
- Localização. É facilmente acessível de carro ou transporte público?;
- Horário de expediente em consultório;
- Política do pediatra em receber e retornar telefonemas;
- Ambiente do consultório. Verificar se o médico e a equipe do consultório parecem amigáveis e corteses. Por exemplo: ao chegar você percebe compaixão e paciência ou sente como se o médico estivesse ansioso para lidar com o próximo paciente?;
- Como são agendadas as visitas de emergência? É possível marcar uma consulta em pouco tempo se o seu filho precisar?
Estas são algumas das principais recomendações para você considerar na hora da escolher o pediatra ideal para a sua família.
Quando devo levar meu filho ao pediatra?
Como o pediatra é o responsável pela saúde e qualidade de vida do seu filho, as consultas não devem ser exclusivas para diagnosticar e tratar doença. Elas também possibilitam acompanhar o desenvolvimento físico e cognitivo de bebês, crianças e adolescentes, favorecendo a prevenção e tratamento precoce, quando necessário.
A Sociedade Brasileira de Pediatria ressalta que a quantidade de visitas ao pediatra irá depender da idade do paciente e das necessidades específicas de cada um. De forma geral, em situações comuns, a recomendação é de três consultas no primeiro mês de vida e uma visita por mês até os 12 meses. Para crianças com dois anos ou mais, a indicação é uma consulta a cada três meses. A partir dos 5 anos, consultas semestrais são sugeridas. Já durante a adolescência uma consulta por ano é o ideal.
Lembrando que o pediatra deve ser consultado sempre que for necessário, mesmo que seja fora das visitas de rotina.
A importância do checkup pediátrico
Um das melhores maneiras de manter a saúde das crianças em dia é manter visitas regulares ao pediatra. Por meio do checkup pediátrico é possível monitorar o crescimento e desenvolvimento de bebês e crianças, bem como receber orientações sobre imunizações, nutrição e diferentes dúvidas.
Além disso, o checkup pediátrico possibilita, entre outras coisas, que o pediatra possa diagnosticar e iniciar o tratamento precocemente de alguma doença ou atraso de desenvolvimento, evitando possíveis complicações, encaminhando para o tratamento correto.
O que perguntar para o pediatra durante a consulta?
Alguns dos principais temas que os pais ou responsáveis devem questionar durante uma consulta com o pediatra envolvem:
- Amamentação e nutrição: orientação sobre o aleitamento materno, necessidade do uso de fórmula, alimentação da mãe, como fazer arrotar, introdução alimentar;
- Rotina: adaptação do bebê no ambiente familiar e hábitos de sono;
- Cuidados de higiene: banho, limpeza do umbigo, utilização de produtos específicos;
- Como lidar com as cólicas;
- Segurança: como colocar o bebê para dormir, cuidados com riscos em casa;
- Vacinas;
- Dúvidas gerais: chupeta, refluxo, nascimento dos dentes, desenvolvimento etc.