Checkup Pediátrico
Apesar da familiaridade de adultos com a realização de check-ups anuais para verificar o estado geral da própria saúde, quando se trata de crianças, nem sempre este importante cuidado é lembrado. Entretanto, para ajudar seu filho a ter uma vida saudável, os exames e consultas anuais são cruciais.
Com o passar dos anos, infelizmente, é comum que pais apenas busquem o pediatra quando os filhos estiverem doentes. Entretanto, consultas e exames regulares permitem com que o médico possa acompanhar o desenvolvimento do seu filho, orientar sobre hábitos saudáveis, bem como diagnosticar precocemente alguma doença.
O que é o checkup pediátrico?
O checkup pediátrico deve ocorrer a partir do primeiro ano de vida dos bebês, prevenindo doenças e ajudando a manter seu filho saudável. Durante estas consultas, além da solicitação para a realização de diferentes exames, são verificados outros temas como alimentação, sono, peso e altura, vacinas, desenvolvimento, bem como possíveis riscos para a saúde, entre outros.
Por isso o checkup pediátrico oferece uma ampla gama de benefícios, incluindo a proteção contra doenças, detecção precoce de problemas de desenvolvimento motor e psíquico, além do acompanhamento do crescimento de seu filho. Em resumo, os exames anuais são consultas médicas preventivas essenciais que os pais devem fazer questão de nunca perder.
Qual a frequência recomendada para o checkup de saúde na infância?
Para facilitar a programação do checkup pediátrico, a Sociedade Brasileira de Pediatria elaborou um calendário sugestivo para as consultas e exames gerais de saúde infantil:
- De 0 a 12 meses – visitas mensais ao pediatra;
- De 1 a 2 anos – visitas trimestrais ao pediatra;
- De 3 a 5 anos – visitas semestrais ao pediatra;
- A partir dos 5 anos – visitas anuais ao pediatra.
Caso não tenha sido possível acompanhar este cronograma, a família deve buscar o quanto antes agendar uma consulta com o pediatra para um checkup geral, com o objetivo de proteger a saúde do seu filho.
Quais são os exames mais pedidos?
Desde o nascimento o bebê deve realizar diferentes exames. O teste do pezinho, que inclusive possui uma versão mais ampla disponível na rede particular, é o mais conhecido. Ainda nos primeiros dias de vida o teste da orelhinha e do olhinho também devem ser realizados. Além destes, o teste do coraçãozinho, tipagem sanguínea, teste da linguinha e do quadril são indicados.
Após esta primeira bateria de exames, os outros procedimentos solicitados ao longo da primeira infância e adolescência são praticamente os mesmos que um adulto:
- Análise de fezes e urina;
- Hemograma completo;
- Glicemia e insulina;
- Colesterol e triglicérides;
- Visão e audição;
- Funções tireoidiana e renal.
Exames adicionais podem ser solicitados, dependendo do histórico de cada paciente. Além disso, caso o pediatra avalie a necessidade, irá recomendar uma visita a algum especialista.
Vida saudável na infância
Uma vida saudável vai além de seguir uma rotina de exames e cuidados médicos. É preciso estimular hábitos que resultem em uma melhor qualidade de vida ao longo dos anos, como a prática de atividade física, brincadeiras que estimulem o raciocínio e o desenvolvimento corporal infantil, bem como adotar uma dieta balanceada, por exemplo.
Por isso, o checkup geral e o acompanhamento pediátrico também têm como objetivo estimular a prática de um estilo de vida mais saudável por meio da educação familiar, atendimento clínico, resultado de exames e até sugestão para possíveis mudanças de comportamento.
Prevenção de doenças na infância
O principal objetivo do checkup pediátrico é garantir a saúde de bebês, crianças e adolescentes. Por isso, esta rotina de consultas e exames é fundamental na prevenção de doenças, diagnóstico precoce e encaminhamento rápido para o tratamento.